Paz

Praticando gratidão na passagem de ano: aprenda a criar um pote de gratidão

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Quando chega  essa fase de final de um ano e início do outro, é normal olharmos para o ano que se foi, analisarmos o que foi bom e o que poderia ser melhor e fazermos planos e desejos para o ano seguinte.
Tudo isso é super bacana e confesso que anualmente sigo esses passos.
Mas muitas vezes, ficamos tão focados no que nos falta que esquecemos de ser felizes pelo que já temos, não é mesmo?
Que tal se nessa passagem de ano fizéssemos algo diferente?
Além dos desejos de costume, também buscássemos praticar a gratidão?
Gratidão significa agradecimento, é uma emoção que expressa reconhecimento por algo que se tem ou se recebeu.
A habilidade de sentir e expressar a gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional.
Pessoas gratas tendem a ser mais felizes, pelo fato de valorizarem mais o que possuem e não ficam alimentando a ansiedade em torno daquilo que não têm.
E mais, segundo pesquisas conduzidas por Robert Emmons, psicólogo americano e expert em gratidão, praticar gratidão pode aumentar em 25% o nível de felicidade de uma pessoa , além de ajudar na criatividade, resiliência e relacionamento interpessoal.

Com base nisso, divido com vocês um exercício muito simples, porém muito efetivo, focado em criar um pote de gratidão.

Exercício para criar pote de gratidão:

Materiais:

  • Um pote vazio (uma segunda opção seria uma caixa)
  • Pedacinhos de papel (ou post its)
  • Caneta

Instruções:

  • Sente-se em um lugar tranquilo, em que você possas estar em contato consigo mesmo e respire profundamente algumas vezes;
  • Pergunte-se: “Pelo que eu me sinto grato hoje?” (você pode ter mais de uma resposta, isto é, se sentir grato por vários motivos);
  • Pegue pedacinhos de papel e anote seus pensamentos de gratidão do dia, cada papel deve ter um pensamento (se quiser, também coloque a data);
  • Coloque os pedacinhos de papel preenchidos dentro do pote;
  • Siga fazendo este exercício toda noite antes de se deitar por cerca de 30 dias;
  • No final dos 30 dias, guarde seu potinho de gratidão um local seguro e anote em seu calendário ou agenda pessoal para lembrar de abri-lo depois de um ano (de preferência nesse período de final e começo de ano);
  • Após um ano, abra seu potinho e releia todos os sentimentos de gratidão que ali estão.
Fazer esse exercício é uma delícia, de um lado você vai dar mais valor para o que tem no momento, colocar um olhar positivo no seu dia a dia.
E de outro, na próxima virada de ano, você também se deliciará vendo a porção enorme de coisas pelas quais já era grato há um ano atrás.
Isso fará com que a gratidão passe a ser algo mais natural em sua vida e lembre-se: quanto mais grato você é pelo que tem, mais coisas aparecem para você sentir gratidão por.
É a lei da atração =).
Um ótimo novo ano para todos!
Com muita gratidão e boas energia!
Gabi Picciotto

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