A renovação celular da nossa pele é uma atividade constante. Durante todo o tempo, nosso organismo repõe as células mortas que se acumulam na superfície da pele.
Essa camada sem vida acaba obstruindo os poros, propiciando o aparecimento de acne impedindo a absorção de nutrientes, dando a pele uma aparência sem vida.
Algumas dicas para facilitar o seu entendimento sobre o processo de esfoliação.
Quando e onde esfoliar a pele?
Para manter a pele com um aspecto sempre saudável, é preciso esfoliá-la em dias alternados ou conforme orientação do dermatologista.
Para auxiliar nessa tarefa, procure sabonetes esfoliantes que removem as camadas mais externas da pele, reduzem o excesso de gordura acumulada e preparam a pele para outros produtos, como hidratantes ou tratamentos específicos.
Como escolher o sabonete adequado?
Prefira sabonetes que possuam os componentes alfabisabolol, óleo de canola e alantoína, que ajudam a acalmar e proteger a pele de pequenas irritações que podem ser causadas normalmente pelo ato de esfoliar.
O processo de esfoliação pode ser feito não só no rosto, mas também em outras áreas como colo e costas e em regiões do corpo que costumam ter a pele mais grossa como joelhos, cotovelos e calcanhares. Antes da depilação também é indicado o uso de esfoliantes, reduzindo o aparecimento de pelos encravados. Deve-se ressaltar que em algumas patologias como acne inflamatória (pústulas) e pele muito sensível ou ressecada não é indicado o uso de esfoliantes.
Lembre-se de sempre pedir orientação ao dermatologista, e/ou ao farmacêutico.
Esfoliação facial
Neste processo deve ser utilizada água morna, você deve massagear suavemente o rosto com a ponta dos dedos, espalhando a espuma na pele em movimentos circulares e delicados.
Após a aplicação, enxaguar completamente e secar com a toalha sem esfregar com força. Aplicar o hidratante adequado ao seu tipo de pele e espalhar uniformemente para que ele possa penetrar na pele nutrindo e selando os poros.
O indicado é esfoliar duas vezes por semana.
Fonte: opovo.com.br