Beleza

Colo, pescoço e mãos: conheça os cuidados para essas áreas tão esquecidas

creme-no-pescoco

Colo e pescoço

Essas duas áreas são formadas por uma pele muito fina e, por ter bem poucas glândulas sebáceas, cedem mais facilmente ao ressecamento e à flacidez.

O fato de não ter muitos pelos também deixa essas duas áreas mais desprotegidas

Como cuidar?

Os raios solares são os grandes vilões (ainda mais no horário das 10h às 16h), o que significa que você precisa usar protetor solar todo dia, não importa se o dia está nublado, com sol ou chuva, já que as nuvens não têm a capacidade de filtrar os raios.

A exposição à radiação solar provoca ao colo e pescoço os mesmos danos que causa ao rosto, como manchas, perda de colágeno, que causa flacidez e rugas.

Além de manchas avermelhadas no colo, que chegam por causa da exposição crônica ao sol (uma das partes que mais ficam expostas, já que muitas mulheres costumam usar blusas decotadas). O sol também provoca a melanose solar, que são manchas mais escuras e pequenas e aparecem em pessoas mais velhas.

Saiba o que usar: não existe um filtro específico para o colo e pescoço, dessa forma você pode passar o mesmo do rosto, que é mais concentrado.

O ideal é que você use ao menos duas vezes por dia, para garantir que o fator de proteção seja mantido, se estiver exposta diretamente ao sol ou se molhar, é necessário reaplicar mais vezes. Lembrando que quem é mais clarinha deve usar, no mínimo, o fator 30. Peles mais morenas podem optar pelo fator 20.

Pele mais firme

O pescoço também fica suscetível à flacidez e ao aparecimento de rugas. Tomar sol de forma descuidada acentua esses problemas, pois acelera a perda do colágeno, mas o fato é que o enrugamento da pele faz parte do processo natural de envelhecimento. Enquanto isso, a flacidez depende bastante da questão genética.

O que fazer?

1. O cuidado nesse caso é manter a região hidratada. Produtos que contenham vitaminas A, D e E e o uso de cremes nutritivos de ação antioxidante são os mais recomendados, já que diminuem os efeitos colaterais dos raios ultravioletas e preservar as células de colágeno e fibras de elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

Mas não escolha aleatoriamente, vale conversar com seu dermatologista e pedir o produto certo para a sua pele.

2. Ao passar o produto, faça uma massagem suave no sentido de baixo para cima do pescoço, como se estivesse fazendo uma drenagem linfática.

Isso faz com que o sangue circule melhor e oxigene as células.

As mãos também pedem mais carinho

Assim como o colo e o pescoço, a pele das mãos também é muito fina e pobre em glândulas sebáceas.

O agravante nesse caso é que, além de ficar bastante expostas ao sol, as mãos também se tornam reféns de produtos de limpeza, poeira… Ou seja, o cuidado precisa ser triplicado!

Use sempre luvas antes de fazer trabalhos domésticos.

Os produtos de limpeza agridem demais a pele.

A hidratação precisa ser intensa e apropriada. Ou seja, o hidratante não pode ser o mesmo do corpo, tem que ser mais concentrado e usado várias vezes ao longo do dia. O ideal é deixar na gaveta do trabalho e na bolsa e sempre aplicar, massageando as mãos.

Use também protetor solar após o hidratante pelo menos duas vezes ao dia. As mãos também são vítimas do sol – e como!

Por isso, se você quer evitar manchas e rugas antecipadas, aposte no filtro solar. Esfolie as mãos a cada 10 ou 15 dias (se sua pele for bem ressecada, esfolie a cada 15 dias mesmo). Isso é importante para remover células mortas e fazer a pele receber melhor o creme hidratante.

Uma receitinha caseira muito boa é juntar uma colher de açúcar e uma colher de mel e esfregar as mãos com isso por alguns minutos.

Depois, enxágue bem e finalize com hidratante.

Existem tratamentos estéticos?

Sim! Se você andou deixando pra lá a prevenção, pode apostar em tratamentos como laser, peeling e botox.

Para saber qual você precisa, só mesmo o dermatologista pode dizer ao avaliar sua pele.

Tratamentos combinados com mais de um tipo de laser também dão resultados eficientes em poucas sessões e ajuda a tratar mais de um problema, como rugas, flacidez e manchas em algumas sessões.

Isso acontece porque o laser estimula a pele a fabricar um novo colágeno.

A melhora é incrível!

Fonte: http://www.jcnet.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s