O que é hiperidrose palmar e plantar? Nada mais é que o suor excessivo nas mãos (palmar) e nos pés (plantar). Ela chega atingir até 1% dos jovens de ambos os sexos, normalmente iniciada no período infantil ou na adolescência.
Tem cura? Sim, tem como acabar com o suor nas mãos e nós pés. Existem dois tipos de tratamentos para hiperidrose, o clínico e o caseiro. Cabe você escolher o melhor tratamento para a hiperidrose palmar e plantar de acordo com sua necessidade.
Hiperidrose palmar
O suor nas mãos é muito comum, até mais do que muitos imaginam. Ela não é desagradável porque não dá mau cheiro, porém atrapalha as tarefas comuns do cotidiano. O simples ato de escrever, teclar, tocar instrumento musical e até cumprimentar as pessoas, torna mais difícil.
Causas da hiperidrose palmar
Os sintomas costumam aparecer em situações de tensão, por exemplo: Entrevista de emprego, prova, dirigir, no trabalho, discussões e etc. Em certos casos, chega até escorrer suor das mãos.
Saber a causa vai lhe ajudar a diminuir a hiperidrose palmar ou até acabar com ela, a famosa cura. Geralmente está ligada com o sistema nervoso, mas mostraremos as opções de tratamentos.
Como tratar hiperidrose palmar
Existem muitos tratamentos citados no artigo anterior, porém para as mãos, alguns não são indicados e não traz o resultado esperado. São eles:
- Botox – Também conhecida por toxina botulínica, ele não é tão recomendável devido ao efeito temporário. Necessita de várias aplicações no local, o que torna o tratamento contraindicado.
- Remédio – Devido a ligação com o sistema nervoso, medicamentos antidepressivos ajudam controlar a ansiedade e nervosismo, consequentemente o suor excessivo nas mãos.
- Cirurgia – A simpatectomia torácica é a cirurgia indicada para hiperidrose palmar. Considero o melhor tratamento, porque traz a cura definitiva. Há várias clínicas no Brasil que realizam esse procedimento.
- Desodorante – Antitranspirantes comuns nem sempre dão resultados. O Driclor é um produto realmente eficaz, controlando e até interrompendo o suor nas mãos. Conta com duas versões, uma em creme roll on e outra spray.
- Acupuntura – Não há pesquisa ou estudo que comprova sua eficácia.
Hiperidrose plantar
Muito desagradável porque está associada ao mau cheiro, o famoso chulé. Semelhante a palmar, o suor nos pés tem ligação com sistema nervoso e pode causar outras doenças como a micose, infecções, verrugas e bolhas.
Como tratar hiperidrose plantar
A vantagem do suor nos pés que um tratamento caseiro normalmente dá resultado. Nem sempre é necessário a cirurgia ou uso de medicamentos, somente em casos mais graves. Seguem algumas dicas:
- Lave os pés com sabonetes específicos. Indico o Soapex 1% ou Stiefderm.
- Seque bem antes de calçar o sapato ou as meias.
- Não use o mesmo sapato todos os dias, reveze com outro ou troque as palmilhas se não for possível.
- Use desodorante para os pés.
- Após usar o calçado, retire as palmilhas e deixe “respirar”.
Tratamentos cirúrgicos e clínicos
- Botox – A toxina botulínica apenas diminui em média 70% do suor nos pés. Após alguns meses o efeito passa.
- Medicamentos – Os remédios não são indicados para a hiperidrose plantar.
- Cirurgia – Em casos que o tratamento feito em casa não traz eficácia, a simpatectomia lombar é a cirurgia recomendada para acabar com o suor nos pés.