Saúde

Causas e tratamentos: Hiperidrose palmar e plantar

O que é hiperidrose palmar e plantar? Nada mais é que o suor excessivo nas mãos (palmar) e nos pés (plantar). Ela chega atingir até 1% dos jovens de ambos os sexos, normalmente iniciada no período infantil ou na adolescência.

Tem cura? Sim, tem como acabar com o suor nas mãos e nós pés. Existem dois tipos de tratamentos para hiperidrose, o clínico e o caseiro. Cabe você escolher o melhor tratamento para a hiperidrose palmar e plantar de acordo com sua necessidade.

Hiperidrose palmar

O suor nas mãos é muito comum, até mais do que muitos imaginam. Ela não é desagradável porque não dá mau cheiro, porém atrapalha as tarefas comuns do cotidiano. O simples ato de escrever, teclar, tocar instrumento musical e até cumprimentar as pessoas, torna mais difícil.

hiperidrose-palmar-suor-nas-maos

Causas da hiperidrose palmar

Os sintomas costumam aparecer em situações de tensão, por exemplo: Entrevista de emprego, prova, dirigir, no trabalho, discussões e etc. Em certos casos, chega até escorrer suor das mãos.

Saber a causa vai lhe ajudar a diminuir a hiperidrose palmar ou até acabar com ela, a famosa cura. Geralmente está ligada com o sistema nervoso, mas mostraremos as opções de tratamentos.

Como tratar hiperidrose palmar

Existem muitos tratamentos citados no artigo anterior, porém para as mãos, alguns não são indicados e não traz o resultado esperado. São eles:

  • Botox – Também conhecida por toxina botulínica, ele não é tão recomendável devido ao efeito temporário. Necessita de várias aplicações no local, o que torna o tratamento contraindicado.
  • Remédio – Devido a ligação com o sistema nervoso, medicamentos antidepressivos ajudam controlar a ansiedade e nervosismo, consequentemente o suor excessivo nas mãos.
  • Cirurgia – A simpatectomia torácica é a cirurgia indicada para hiperidrose palmar. Considero o melhor tratamento, porque traz a cura definitiva. Há várias clínicas no Brasil que realizam esse procedimento.
  • Desodorante – Antitranspirantes comuns nem sempre dão resultados. O Driclor é um produto realmente eficaz, controlando e até interrompendo o suor nas mãos. Conta com duas versões, uma em creme roll on e outra spray.
  • Acupuntura – Não há pesquisa ou estudo que comprova sua eficácia.

Hiperidrose plantar

Muito desagradável porque está associada ao mau cheiro, o famoso chulé. Semelhante a palmar, o suor nos pés tem ligação com sistema nervoso e pode causar outras doenças como a micose, infecções, verrugas e bolhas.

hiperidrose-plantar-suor-nos-pes

Como tratar hiperidrose plantar

A vantagem do suor nos pés que um tratamento caseiro normalmente dá resultado. Nem sempre é necessário a cirurgia ou uso de medicamentos, somente em casos mais graves. Seguem algumas dicas:

  1. Lave os pés com sabonetes específicos. Indico o Soapex 1% ou Stiefderm.
  2. Seque bem antes de calçar o sapato ou as meias.
  3. Não use o mesmo sapato todos os dias, reveze com outro ou troque as palmilhas se não for possível.
  4. Use desodorante para os pés.
  5. Após usar o calçado, retire as palmilhas e deixe “respirar”.

Tratamentos cirúrgicos e clínicos

  • Botox – A toxina botulínica apenas diminui em média 70% do suor nos pés. Após alguns meses o efeito passa.
  • Medicamentos – Os remédios não são indicados para a hiperidrose plantar.
  • Cirurgia – Em casos que o tratamento feito em casa não traz eficácia, a simpatectomia lombar é a cirurgia recomendada para acabar com o suor nos pés.

Fonte: http://hiperidrosebrasil.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s