Beleza

As sobrancelhas desaparecem com a idade?

79173f848512c3b29a07d1cdedc3c000

Sobrancelhas mais finas, pelos mais ralos e desaparecendo com o avanço da idade… Surge a dúvida. Sobrancelha desaparece com a idade? O que fazer? Essas são perguntas muito frequentes no dia a dia do consultório de dermatologia. Alguns fatores como o hábito de arrancar os pelos em excesso para afinar as sobrancelhas podem provocar dano permanente ao folículo piloso. E, assim, resultar na não reposição do pelo arrancado.

Os pelos dessa área são particularmente muito sensíveis, e os danos gerados são cumulativos. Se a prática de tirar os pelos em excesso for repetida por vários anos, realmente as sobrancelhas terão a tendência de irem se tornando mais ralas. Outro fator é a idade. O calibre dos fios de cabelo, de um modo geral, e o das sobrancelhas femininas, em particular, tendem a diminuir com o passar dos anos. Desta maneira, é muito importante não acelerarmos este processo arrancando exageradamente os fios das sobrancelhas desde a adolescência.

A dermatite seborreica severa também é outro fator que pode levar à diminuição das sobrancelhas. No entanto o diagnóstico feito no início da doença pode evitar a perda de pelos. O tratamento é simples com cremes e xampus e deve ser prescrito, sempre, por um dermatologista.

A sobrancelha danificou. O que fazer? As opções não são muitas, mas seguem basicamente duas linhas: a de maquiagem e a de tratamentos em consultórios. No primeiro caso, os delineadores de sobrancelhas, aplicados sobre os pelos, ajudam a reconstituir o desenho delas. Os géis fixadores de sobrancelhas também melhoram o posicionamento e a fixação dos fios, de forma a camuflar as falhas e dar mais volume às sobrancelhas.

Uma alternativa comum tem sido o implante de fios nas sobrancelhas. Mesmo a técnica tendo sido aperfeiçoada nos últimos anos, ainda apresenta resultado variável de acordo com a experiência e habilidade do cirurgião. E, ainda, como toda e qualquer cirurgia, pode gerar cicatrizes.

Soluções à base da bimatoprosta já estão disponíveis no Brasil e têm sido utilizadas “off label” para aumentar o número de fios das sobrancelhas, bem como a sua espessura, com bons a excelentes resultados. No entanto podem apresentar efeitos indesejados como irritações, alergias ou, até mesmo, manchas na pele.

No consultório do dermatologista, existem tratamentos com Lasers de baixa potência associados às técnicas de intradermoterapia. Em vários casos, podemos obter resultados bastante satisfatórios. Mas a conduta recomendável é prevenir. Evite os fatores que podem gerar o problema. Hoje temos diversas maneiras de minimizar o desconforto gerado pelo problema e, em muitos casos, existem condutas capazes de reverter o processo. Se o problema aparecer, procure sempre a orientação adequada de um dermatologista capacitado.

Via: http://ne10.uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s