A vermelhidão facial e as telangiectasias são usualmente os primeiros sintomas a aparecer e podem ser os únicos durante anos. O motivo pelo qual a rosácea provoca estas alterações ainda não está totalmente claro.
O que provoca o rosto avermelhado?
A vermelhidão facial pode ocorrer sem aviso ou em resposta a alguns fatores desencadeantes. Os mais comumente relacionados com o surgimento do sintoma são:
- Exposição solar
- Estresse emocional
- Temperaturas elevadas
- Ingestão de alcool
- Alimentos apimentados
- Exercícios físicos
- Vento em excesso
- Banhos quentes
- Frio intenso
- Bebidas quentes
- Cosméticos
Tratamento
O tratamento mais eficaz é evitar os fatores desencadeantes. Antibióticos orais e tópicos não mostraram resultados efetivos para o tratamento da vermelhidão facial, apesar de serem de grande ajuda para pacientes com lesões semelhantes às da acne.
Algumas medicações para controle da pressão arterial podem ajudar a reduzir a ocorrência da vermelhidão mas só devem ser usadas considerando-se o risco benefício dos possíveis efeitos colaterais.
Um gel contendo a substância tartarato de brimonidina foi lançado em 2015 no Brasil para o tratamento de quem tem o rosto avermelhado. O produto é aplicado na face e provoca uma constrição dos vasos, diminuindo o volume sanguíneo circulante na pele e, consequentemente, reduzindo a vermelhidão facial. A ação do medicamento dura por até 12 horas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar efeito contrário ao desejado, piorando a vermelhidão, além de outros efeitos colaterais como coceira e queimação na pele.
A aplicação da luz intensa pulsada pode ser eficaz para o tratamento das pessoas que apresentam o rosto avermelhado devido à rosácea. A energia da luz pulsada é atraída pelo pigmento da hemoglobina presente nas células sanguíneas que estão dentro dos pequenos vasos promovendo a sua destruição pelo calor. Em geral, são necessárias algumas sessões para se obter um melhor resultado. Veja mais informações sobre tratamento de lesões vasculares.
A escolha do tratamento ideal deve ser determinada pelo médico dermatologista de acordo com cada caso.
Fonte: http://www.dermatologia.net